quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mundo dos Espertos


Antes de começar peco desculpa pelos erros de digitacao mas não estou usando um teclado brasileiro, o que torna difícil o uso de acentos e cedilhas. Muito tempo sem escrever, acredito que falta-me sobre o que escrever, mas vamos tentar sem ser repetitivos certo?

Quem esta certo no mundo dos espertos? tirei essa frase na verdade da musica do Charlie Brown Jr com uma mudança na letra que era "quem eh errado no mundo dos espertos?", mas o que quero provocar com esse texto eh uma reflexão sobre a vida, do jeito que levamos, como deveríamos levar ou ate de como a levaremos.

O mundo dos "espertos" implica que todos nos somos espertos, donos da verdade, sabemos o que deve ser feito e como deve ser feito, mas sera que esses conceitos pré-formados estão corretos? Afinal, quem de fato sabe qual a maneira correta de se levar a vida? Seria nascer, crescer, estudar enquanto se cresce para podermos ter um emprego apos crescer, depois de se sustentar começar uma família e ensinar aos filhos a mesma coisa que aprenderam? Estudar para trabalhar para sustentar a família e morrer? Não existe uma formula para vida, uma regra, um manual. Levamos cada um na sua particularidade e de fato eh assim que deve ser, levando em consideracao que somos tao diferentes uns dos outros.

Mas o que eh certo e o que eh errado? Muitas das vezes nos vemos em encruzilhadas onde temos poucas escolhas e que as consequencias podem magoar alguem. Presenciei uma historia com um amigo meu há pouco tempo, ele conheceu uma menina que eh casada e viraram amigos, pouco a pouco foram se conhecendo e acabaram ficando, mesmo ela estando casada e meu amigo sabendo disso, no entanto, eles se apaixonaram e ela agora se acha numa encruzilhada, ela se diz apaixonada por meu amigo, mas ao mesmo tempo eh casada, qual seria a saída? Terminar com o marido e apostar numa aventura incerta com o meu amigo? Ou terminar com o meu amigo sem nunca saber como seria se tivesse tentado? De qualquer jeito a encruzilhada eh, alguem vai sair machucado e a decisão dela pode sobrar ate para ela mesmo, pois esta não quer terminar com o marido por medo de magoa-lo mas se assim não o fizer, há a probabilidade de ela não ser feliz, então deveria ela escolher ser egoísta? Bom, como eu disse eh uma encruzilhada.
Mas o porque da historia eh, o que seria correto? Sermos egoístas? Fazer de tudo para não magoar os outros podendo ate nos prejudicar? Ou um equilíbrio delicado entre os dois? De qualquer maneira a nossa vida eh uma coisa muito delicada e rápida, e não eh dever de ninguém vos dizer como leva-la, seria ate audácia demais.

Devemos descobrir por nos mesmos a maneira correta de vivermos nossa vida. Muitas vezes já recebi criticas pela maneira de como eu vivo a minha vida, não me importando muito com dinheiro, trabalho ou ate mesmo estudo. De fato não me preocupo muito com isso e quem pode dizer que eu estou errado? Ou quem pode me dizer que eu estou certo? Tenho minhas prioridades mas dentre elas as coisas materiais vem por ultimo e mal ou bem sou feliz do jeito que eu sou, tenho tudo na medida do que posso e sou satisfeito assim, talvez não tenha tudo que eu quero mas mesmo assim sou feliz. Não preciso de muito mais do que tenho mas tenho que agradecer a Deus por nunca ter me deixado faltar nada e quando eu digo nada digo em relacao as coisas materiais mas em relacao as imateriais também, por nunca ter me faltado amigos ou pessoas para me importar e dar um pouco de amor e assim receber também.
Uma de minhas grandes vontade eh viajar o mundo e aprender com as pessoas, principalmente das regiões mais pobres do mundo, o jeito que elas vivem e ver onde encontram a sua felicidade, suas metas e objetivos, sonhos e esperanças. Pois sinceramente acho que um dos grandes motivos para estarmos nessa terra, eh para encontrarmos a felicidade.

Outro grande motivo para estamos aqui, na minha opinião, eh para evoluirmos praticando o bem, aprendendo com nossos erros, e tentando na medida do possível viver sem fazer o mal, para evoluirmos e nos tornarmos espíritos de luz, isso na minha concepcao religiosa. Outras religiões pregam a mesma coisa, porem sob outros objetivos ou finalidades, todas pregam o bem para alcançarmos uma recompensa, seja ela ir para o paraíso, o jardim das virgens ou sei la o que. O que nos leva a crer que fazer o bem eh nossa missão. Ate mesmo os ateus pregam o bem sob o manto da ética e da moral, mesmo que não tenham crença em uma recompensa pós-morte.

E você? Como tem vivido a sua vida? Quais são seus objetivos? Quais as coisas que mais importam para você? Onde você encontra sua felicidade? O que você realmente precisa? O que você realmente quer?

E finalmente, como você vai levar a sua vida?

7/12/2012
Gustavo Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário