domingo, 13 de maio de 2012

Lições


Hoje é dia dos pretos velhos e uma coisa que não posso deixar passar é de agradecer a todos os pretos velhos por nos ajudar, mas principalmente agradecer aos meus velhos e aos que ajudam eles a cuidar de mim, sem vocês para me orientar, me guiar, puxar a minha orelha e me consolar eu não tenho dúvidas de que estaria completamente perdido hoje.
Nesse dia, uma coisa que não consigo esquecer é uma frase que o meu velho um dia me disse: “a lagarta pra virar borboleta fica presa num casulo”. Desnecessário dizer que achei essa frase genial e muito me encanta a sabedoria dos pretos velhos.
Essa simples frase nos traz diversas reflexões, mas principalmente ela nos serve de consolo nos momentos ruins  porque a lagarta para virar borboleta e poder voar fica literalmente presa no casulo, nossos momentos de sofrimento são simples casulos, coisas que precisamos passar para podermos “voar”. Coisas que nos farão crescer, nos trará um pouco mais de sabedoria para podermos compreender por que chegamos a esse ponto em que estamos sofrendo e também para aprender a não chegar mais nesse ponto.  Cada período ruim que nós temos será uma lição no futuro.
Cada lição que aprendermos durante nossos problemas nos ensinará que os nossos problemas não são tão problemas assim, ou são maiores do que pensávamos, mas pela experiência saberemos encontrar uma forma de contornar esse problema. Um problema para mim pode não ser um problema pra você assim como um problema para você pode não ser um problema para mim. Algo que pareça complicado e desgastante para você pode ser uma coisa fácil para eu resolver, mas só nós sabemos o real tamanho dos nossos problemas e de uma coisa eu tenho certeza, um problema só é de fato um problema se nós o deixamos nos afetar. Os problemas nos afetam quando somos fracos, quando não temos força para superá-lo ou quando simplesmente não conseguimos nos livrar dos problemas, abrir mão do que nos faz mal (como um simples cigarro). Lembrem-se, um problema sempre será um problema. Existe até uma história sobre isso: Em um monastério,  o líder diante de seus discípulos lhes apresenta um vaso lindo e diz “Nós temos um problema.” quando um discípulo pergunta qual o problema, o líder diz “Está diante de vocês, esse vaso é o problema.” o silêncio toma conta da sala os discípulos, um olhando para o outro, até que um deles se move até o vaso, pega o vaso e joga ele no chão o quebrando, nesse momento o líder diz “Meus parabéns, você entendeu. Não importa o quão bonito e glamouroso seja, um problema é um problema e deve ser eliminado”.
Não tenham medo do casulo, pelo contrário, vença-o para que possa voar. Espero que essa frase do meu velho tenha pra vocês a mesma força que teve para mim, que sirva de consolo em qualquer hora ruim e que nos ensine a valiosa lição de que os nossos problemas vem para nos deixar mais fortes. Mesmo os nossos piores medos com o tempo se enfraquecem, o que nós amávamos quando éramos crianças hoje já não nos anima como antes, assim como os nossos medos hoje já não nos assustam, de tempo ao tempo que ele mostrará pra você que o seu casulo lhe deu asas.

13/05/2012
Gustavo Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário